Quantas vezes você já se pegou fazendo algo, mas parecia que não ia para lado algum? Parecia que todo o esforço que você colocava naquilo era igual a zero.
A produtividade pode ser usada para explicar o porque de em algumas empresas mesmo havendo muitos funcionários trabalhando há poucos resultados significativos, enquanto em uma outra empresa existem poucos funcionários porem obtém muito mais resultados.
A produtividade é entendida como a capacidade de fazer mais em menos tempo e com poucos recursos.
A produtividade preocupa-se mais com a qualidade do que é entregue do que com a quantidade.
Sabendo da existência de algumas ações que podem aumentar a sua produtividade, como por exemplo identificar o problema, achar onde se encontra o desperdício, seja de tempo ou matéria-prima, resolvemos listar 5 dicas que podem ajudar você a ser mais produtivo fazendo as coisas com mais qualidade em um período de tempo menor e com menos recursos.
1.Trabalhe com um timer do seu lado
2.Meça seu progresso diariamente
1.Trabalhe com um timer do seu lado
Vejamos se isso não é familiar, você tem uma tarefa que deve ser cumprida nas próximas 24h ai você senta e pensa, pocha ainda tenho muito tempo sobrando.
Então, antes de fazer o que deve ser feito você coloca uma serie ou fica assistindo a um monte de vídeos no Youtube.
Ai você resolver tomar uma atitude e se senta para começar a devida atividade, mas espera, uma notificação do seu Facebook, então você resolver ir la para ver só por uns 5 minutos e quando percebe gastou mais de 50 minutos do seu precioso tempo.
Você se senta lê umas duas páginas e resolve ir na cozinha para pegar alguma coisa.
Ai quando você percebe talvez não tivesse tanto tempo assim como pensava e começa a ficar ansioso.
Então a dica para evitar esse mau hábito é trabalhando com um timer do seu lado.
Ficou provado cientificamente que dividindo o nosso trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do nosso cérebro e melhorar o nosso foco.
Você pode fazer uso da técnica Pomodoro, por exemplo e então dividir o seu tempo de trabalho em 20 minutos de puro fuco e 5 minutos de descanso.
“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. – William Thomson
Ter o hábito de medir as suas tarefas vai ajudar você não só a monitorar o tempo gasto como a organizar melhor o seu tempo porque você fica sabendo qual o tempo que você leva em média para concluir uma determinada atividade.
O ato de medir suas tarefas torna você alguém mais organizado e da para ver o seu progresso e desempenho passado algum tempo.
Medir o seu progresso ajuda você a ser mais produtivo.
3.Mate o Multitasking
3.Mate o Multitasking
Multitasking ou multitarefa é uma aparente habilidade de fazer mais de uma tarefa ou atividade ao mesmo tempo.
Pode parecer bom no início mas o multitasking atrapalha mais do que ajuda.
Nessa onda de querer fazer tudo ao mesmo tempo no final você acaba não fazendo nada direto e como resultado tem uma produtividade baixa.
Do ponto de vista científico o nosso cérebro tem um tempo de latência para conseguir focar em uma determinada atividade que esta sendo executada, quando nós a interrompemos leva ate 10 vezes mais para voltarmos a ficar focados.
Tentar ser multitasking pode dar a ilusão de maior produtividade no início mas quando sentar para analisar os factos você acaba percebendo que gasta mais tempo e comete mais erros.
Ola somos humanos!
5.Aplique o princípio de Pareto
5.Aplique o princípio de Pareto
O princípio de Pareto, também conhecido com a Lei de 80/20, afirma que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vem de 20% das causas.
Ou seja, 20% dos produtos de uma empresa são responsáveis 80% das receitas. 20% dos clientes são responsáveis por 80% das vendas.
Tendo isso em conta, vamos supor que você esteja se preparando para um exame, se 20% dos seus esforços são responsáveis por 80% dos seus resultados e você tem um tempo de estudo de 2 horas, você pode usar os 20% desse tempo selecionando os conteúdos que considera serem mais importantes, ou seja, aqueles que frequentemente são avaliados, e então os restantes 80% estudando tal conteúdo.
Como resultado você aprendera muito mais sobre alguns conteúdos do que se desperdiça-se todo o seu tempo devorando o livro inteiro.
Isso é ser produtivo!
5.Comece pelo mais difícil
É imperioso que você comece identificando as tarefas mais importantes aquelas que sempre procrastinamos que no então geram maiores resultados e então começar por ai.
Nossa ultima Dica é que quando você começa pelo mais difícil vai completar as outras tarefas com maior facilidade.
Aprenda mais sobre como gerir seu tempo:
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